quinta-feira, 23 de outubro de 2014

FORMAÇÃO DE VOLUNTARIADO OUTUBRO 2014

A nossa primeira sessão de formação foi essencialmente uma sessão de apresentação.
Participaram seis novos candidatos, todo o grupo dinamizador de Lisboa, duas voluntárias que anteriormente intervieram em projectos na diocese de Lichinga e o padre Luciano Vieira.
Fez-se o acolhimento aos interessados no voluntariado da ALVD, a apresentação da nossa associação e da equipa de formação.

A Milu apresentou o tema do Voluntariado, desde as características e motivações, à legislação que regulamenta as partes envolvidas nesta actividade.
 Depois de um breve intervalo fez-se a apresentação da equipa de formação.


A Joana apresentou a ALDV: a sua  história, os seus objectivos, o campo de acção e a espiritualidade Dehoniana que  desde o primeiro momento integra o projecto anual  de formação dos voluntários.
Todos os presentes receberam uma pasta com o programa de formação e as respectivas datas, a carta de responsabilidades do voluntário da ALVD e um texto do Pe Dehon.




O almoço partilhado, foi momento para retemperar as forças, mas também de troca de experiências e de histórias de missão  antecedendo o programa da tarde.

A tarde das Missões, coordenada pelo Pe Paulo Coelho, começou pelas 15h com a presença de vários grupos da família Dehoniana e de várias paróquias.



O Pe Manuel Barbosa, que foi também responsável pela animação musical, apresentou a Mensagem do Papa para Dia Mundial das Missões destacando a importância dada pelo Papa à natureza missionária da Igreja": “a Igreja nasceu «em saída».

 “Não nos deixemos roubar a alegria da evangelização!”
E o exemplo de Maria como “modelo de uma evangelização humilde e jubilosa, elevemos a nossa oração, para que a Igreja se torne uma casa para muitos, uma mãe para todos os povos e possibilite o nascimento de um mundo novo.”

Após referir a importância dos leigos neste desafio, finalizou a sua apresentação com algumas frases do Pe Dehon bem representativas deste espírito missionário, não sem antes nos interpelar: E TU O QUE FAZES ?

Seguiram-se alguns testemunhos de missão:
Do Delfino que, após uma experiência como voluntário da ALVD em Moçambique, no Alto Molòcué e no Gurué em 2007, ingressou na vida religiosa e esteve, agora como Missionário Dehoniano, em Viana e no Luau (Angola). E foi com emoção que nos falou do seu trabalho junto dessas comunidades e da alegria de ver desenvolverem-se as obras de recuperação da Igreja de Santa Teresinha no Luau, para a qual tantos amigos da familia Dehoniana contribuiram, e que foi, precisamente nesse dia 19, inaugurada.
Aos que, em Angola, o receberam impressiona sempre o despojamento e a dádiva dos missionários que chegam de tão longe para partilhar a Fé.
A pedido do Pe Paulo deixou-nos as palavras dessas comunidades Cristãs: Obrigado e, o tão caracteristicamente africano: “Estamos Juntos”…na Fé, na Missão, na Alegria.

Ouvimos de seguida o testemunho da Regina do Grupo Missionário Dehoniano de Queijas que explicou o que faz este grupo de rectaguarda dos missionários: oração e acções de partilha. Espalhar a Alegria do Evangelho faz-se sabendo ouvir, sorrindo e dando uma palavra de conforto, pondo de parte os nosso próprios problemas.

Seguiu-se a ALVD:
O primeiro testemunho foi da Mª Helena, uma das primeiras voluntárias da ALVD que, no ano 2000, deram início aos projectos de intervenção em Moçambique. Destacou o caracter leigo e voluntário dos membros desta associação de apoio Humanitário e Desenvolvimento Comunitário em espírito de missão, vinculada à Província Portuguesa dos Sacerdotes do Coração de Jesus.
Apresentou a actividade, ao longo destes 14 anos, com 229 voluntários enviados em missão ad gentes, para Moçambique  e para Angola, tendo 57 permanecido por um ou mais anos e 172 por um mês.
Seguiu-se o testemunho do Grupo Missão Angola 2014, de que foram porta-voz a Andreia e o  Emanuel que partilharam connosco as suas motivações, a alegria que foi viver esta missão e a sua gratidão para com os que os receberam e os que por cá possibilitaram a sua missão.

O ponto alto desta tarde foi a Eucaristia concelebrada pelo Pe Manuel Barbosa, pelo Pe Saturnino e pelo Pe Paulo Coelho. E foi com muita alegria, como nos pede o Papa Francisco, que vários elementos da JD animaram esta celebração.

Após a eucaristia, houve oportunidade para o convívio entre todas as pessoas presentes, durante o lanche/ajantarado que o Seminário de Alfragide, com a sua habitual hospitalidade, nos ofereceu.

O nosso obrigado a todos os que participaram neste dia e ESTAMOS JUNTOS nesta alegria de viver e partilhar a nossa FÉ.

A próxima formação da ALVD será no dia 23 Novembro 2014:  Acolhimento/ Apresentação, estando previstos como temas principais: a Missão da Igreja (Alegria do Evangelho) e a Espiritualidade Dehoniana.

escrito conforme  a norma ortográfica anterior ao acordo

Sem comentários:

Publicar um comentário