sábado, 12 de fevereiro de 2011

Testemunho sobre a ida a Nampula - Setembro de 2009

Somos dois voluntários que passámos o nosso mês de férias numa missão em Moçambique, mais concretamente Nampula, Centro Cultural de Napipine.


Fomos dar continuidade a um projecto iniciado no ano transacto que consistiu na catalogação e ordenação dos livros da biblioteca do Centro Cultural. Esta biblioteca serve de suporte aos alunos da Faculdade de Ciências de Educação de Nampula. A fluência de pessoas a este local era bastante significativa dando a entender a importância que esta ferramenta tem na sua formação e a contribuição da nossa acção.



Sendo a primeira experiência de voluntariado fora do nosso país, revelou-se muito enriquecedora para nós principalmente pela partilha que aconteceu de ambas as partes. Os testemunhos que deixamos da nossa cultura e a bagagem que trouxemos da cultura daquela região foram sem dúvida o maior ganho.
Desenvolvemos, também, actividades paralelas à acção na biblioteca que contribuíram para este enriquecimento interior e aprendizagem. Dentro destas, destacamos o apoio aos utentes na área da informática, a bricolage e a culinária no Centro Cultural e houve ainda lugar para a partilha de histórias com os mais pequenos que brincavam na “nossa” rua. Durante este mês ainda tivemos o prazer de visitar outros centros com actividades de voluntariado e conhecer o que aí se desenvolve, assim como trocar informações com outros voluntários.
      
O estarmos disponíveis para ajudar e acolher o outro, produz um sentimento muito profundo de doação e aceitação das diferenças, que nos ajudam a crescer como humanos e capacitam a nossa contribuição para um mundo melhor.
Vamos continuar.
Até breve!
Susana e Fernando

Sem comentários:

Publicar um comentário