quinta-feira, 8 de agosto de 2013

2ª CRÓNICA DE MOÇAMBIQUE/ NIASSA 2013

Caríssimos amigos ALVD

Esta noite em Lichinga soubemos do falecimento de D. Luís, segundo bispo de Lichinga e muito amado aqui nesta diocese onde esteve 32 anos. O primeiro foi D. Eurico Nogueira, o terceiro D. Hilário e atualmente D. Élio Greselin quase a atingir o limite da idade.

O grupo dos voluntários ALVD que fez a preparação em Alfragide, partiu de Lisboa, sábado às 9.00 da manhã – 3 de agosto – rumo a Maputo onde chegou perto das 23.00 horas. Bem acolhidos pelos dehonianos, dormimos cerca de 4 horas em Maputo e arrancamos imediatamente para Lichinga, onde chegamos no dia 4 pelas 12 horas. Às 17 horas, tivemos a reunião de re-programação com o grupo dos oito italianos que estão a ser coordenados pelo P. Daniel Gaiola. Na segunda-feira, às oito da manhã já estavam os voluntários a caminhar para a escolinha Eugénio Menegon, onde está a ser dada a formação.


Isto é velocidade a 200kms por hora.
As atividades são muitas para tão pouco tempo e tão pouca gente. O grupo dos portugueses tem a cargo a formação dos monitores das escolinhas daqui de Lichinga, coadjuvados sempre por dois voluntários italianos.




O grupo dos italianos animam as crianças, enquanto os monitores estão em formação.

E assim, a vida vai continuar em formação até 6ª feira, para no fim de semana nos dedicarmos à universidade e às comunidades cristãs.

As experiências são muitas e bonitas, mas ainda não paramos para poder partilhar algumas delas convosco…
A ver vamos…
Estamos bem…
Adérito Barbosa scj

Sem comentários:

Publicar um comentário