quinta-feira, 1 de março de 2012

ALVD em movimento – Março de 2012

LISBOA
Após a reunião de 26 de Fevereiro de domingo passado em Alfragide, com a presença de muitos candidatos a voluntários, coordenada por P. Adérito Barbosa, P. Luciano Vieira, e o estudante religioso Jorge Magalhães, onde abordamos durante três horas as atitudes fundamentais do voluntário dehoniano (ALVD), ficou acordado o seguinte, após termos recebido informações e pedidos de Lichinga:

- enviar, no mês de Agosto de 2012, um pequeno grupo de voluntários dehonianos de Lisboa para Cóbuè, a pedido do bispo;

- enviar, no mês de Agosto de 2012, um pequeno grupo de voluntários dehonianos de Lisboa para Metangula, a pedido do bispo;

- enviar, no mês de Agosto de 2012, um pequeno grupo de voluntários dehonianos de Lisboa para as escolinhas P. Menegon, Lichinga, a pedido da Ir. Maria José;

- enviar, no mês de Agosto de 2012, um pequeno grupo de voluntários dehonianos de Lisboa para apoiar o PEAD, Niassa, a pedido da  Ir. Juliana;

- enviar, no mês de Agosto de 2012, um pequeno grupo de voluntários dehonianos de Lisboa para o ESAM, Niassa, a pedido do Director Dr. Francis.

Durante o mês de Março de 2012 constituiremos os grupos que já se encontram em formação desde Outubro de 2011 (uns pelo P. Luciano, outros pelo P. José Manuel), para começarem a trabalhar nos seus projectos concretos, sem abandonarmos a formação geral que ainda falta como: a espiritualidade dehoniana, a família dehoniana, a dinâmica de grupos, a cultura local moçambicana e os projectos concretos.

Todas as sugestões para a constituição destes grupos serão bem-vindas, assim como de Moçambique mais sugestões de campos onde devem intervir.


MADEIRA
O P. Juan e o núcleo duro da Madeira estão a preparar um grupo para intervir no verão na Missão Católica Dehoniana no Alto Molócuè em Moçambique, local da primeira presença dehoniana em Moçambique.


PORTO
Não podemos esquecer que no Porto, o P. Rosário está a preparar um pequeno grupo para ir a Angola, que, provavelmente integrará alguns elementos da paróquia de Carnaxide. Referimo-nos ao Luau, sem esquecer um pequeno grupo que irá a Viana (Angola) para um projecto de paramentaria e costura.


LIVROS PARA O NIASSA
A Universidade Católica de Moçambique iniciou a sua presença no Niassa com 130.000 Km2 e 2 milhões de pessoas, a partir de Fevereiro de 2012.

Necessita livros de Administração Pública; Direito; Contabilidade, Gestão; Ciências da Educação; Filosofia; Psicologia; Antropologia; Sociologia e outras matérias de ciências sociais e humanas.


EM NAMPULA
De 1 a 12 de Março estarei na Faculdade de Educação e Comunicação de Nampula, em ordem a continuar o projecto de doutoramento dos professores da referida faculdade.


Adérito Gomes Barbosa, scj
O Presidente da ALVD
Alfragide, 28 de Fevereiro de 2012

Sem comentários:

Publicar um comentário