segunda-feira, 21 de abril de 2014

Páscoa de 2014

Caríssimas voluntárias e voluntários
Caríssimas candidatas a voluntárias e voluntários
A toda a gente da ALVD

Escrevo antes de mais para desejar uma Boa Páscoa 2014 neste ano dedicado à Família.



Continuamos sempre com grande movimento, embora pouco vistoso e bastante discreto. Não é nosso objetivo aparecer nos jornais, revistas, televisão ou rádio, embora, por vezes, possam ser importantes para divulgar os nossos humildes projetos.





É sim nosso objetivo fazer um trabalho consistente, preparação consistente, intervenção consistente. Continuação persistente.
É nosso objetivo plantar árvores com raízes que perdurem e não distribuir flores coloridas que secam pouco depois e morrem.

Queremos colaborar na cultura.
Queremos colaborar na fé.
Queremos colaborar no futuro.





1. O nosso contentor está quase a partir. Esperamos todos aqui desde o Norte ao Sul para no dia 9 de maio a partir das 18h iniciarmos mais um envio de cultura (17 toneladas de livros) para Lichinga e Nampula. Não te esqueças que as tuas duas mãos são importantes para nós nesse dia das 18h às 24h.

2. Continua a preparação de voluntários dehonianos na Madeira (P. Leandro), no Porto (P. Juan) e em Lisboa. Nos Açores, fizemos um primeiro encontro com mais de 50 pessoas interessadas em escutar esta realidade da ALVD e o voluntariado em geral. Os núcleos duros de leigos locais são fundamentais para a dinamização da sensibilização ao voluntariado local, assim como para o futuro do voluntariado laical dehoniano.

3. Os encontros de preparação internacional de voluntários dehonianos tem sido a grande novidade: em Bolonha, estarão 17 portugueses, italianos e espanhois de 16 a 18 de maio.

4. Já que falamos de voluntariado internacional, queria dizer que o Superior Provincial de Moçambique, P. Onório Matti, estará na Madeira de 9 a 11 de maio, a convite da ALVD Madeira.
Vamos aproveitar em Lisboa o dia 8 de maio à noite para um encontro de café/chá moçambicano. Esperamos a tua presença para este diálogo moçambicano.

5. No dia 25 de abril, o núcleo duro de Lisboa reunirá com as autoridades da Província Portuguesa SCJ.

6. No dia 3 de maio, o grupo da ALVD Lisboa vai reunir-se para a sua sessão habitual de formação das 10h às 18h.

 7. No dia 24 de maio haverá a assembleia anual da ALVD

8. A enviar em agosto de 2014 para África.
- 13 voluntários para Angola (8 portugueses e 5 italianos)
- 9 voluntários para Moçambique (portugueses, italianos e espanhóis)
-  De Portugal enviaremos para Lichinga o leigo dehoniano Paulo Lima por um ano.


10. A todos agradeço a manifestação de carinho não só pela oferta por ocasião dos meus anos, mas a atenção, a garra e o entusiasmo em todo este trabalho missionário.
Haveria muito a agradecer a universidades, escolas, bibliotecas, livrarias, paróquias….
Apelo para os grupos locais (coordenadores e leigos) para que mantenham o ritmo de preparação sempre a alta velocidade para um dia os leigos poderem fazer a experiência em África e continuarem depois cá nesta grande família que é a ALVD.






Páscoa de 2014

O Coordenador da ALVD em Portugal
P. Adérito Gomes Barbosa, scj

Sem comentários:

Publicar um comentário