segunda-feira, 1 de dezembro de 2014

FORMAÇÃO DE VOLUNTARIADO NOV. 2014 • ALVD LISBOA

No domingo, dia 23, decorreu mais uma formação dos Voluntários da ALVD de Lisboa, como fora anunciado.

Para além dos voluntários interessados em fazer a formação este ano, contámos ainda com a presença da Andreia que esteve em Agosto em missão em Angola.


O nosso dia começou às 9.30 com uma oração orientada pela Joana, com um leitura do livro do Géneses.
Após a oração, o padre Manuel Barbosa refletiu com o grupo sobre a Missão da Igreja, a partir do texto “FAZER EXPERIÊNCIA DE COMUNHÃO ECLESIAL NA SENDA DO PADRE DEHON” que foi de grande interesse para todo o grupo. Realçou alguns dos aspetos a termos presentes no ser Igreja a partir do Padre Dehon: igreja comunhão e povo de Deus; Igreja gerada no Coração de Jesus; Igreja que vive da Eucaristia; Igreja centrada na Palavra de Deus; Igreja empenhada no mundo social; Igreja missionária, geradora de missão; Igreja promotora da formação de leigos, religiosos e sacerdotes; Igreja no carisma da vida religiosa; Igreja renovada e renovadora. Foi entregue uma cópia deste texto a cada um dos voluntários para aprofundarmos a reflexão.



Antes do intervalo tivemos um momento de apresentação, orientado pela Linda, que ao longo deste dia de formação, animou o nosso trabalho com algumas dinâmicas que contribuem para o aperfeiçoamento da relação entre todos.


O almoço foi partilhado e como sempre momento de descontração e convívio.
A parte da tarde iniciou com a apresentação feita pela Mª Helena, da vida do padre Leão Dehon: Biografia, vocação, carisma e a sua missão na Igreja. Acima de tudo o testemunho de uma mensagem em tudo actual e dos nosso dias.

A Linda orientou-nos através de mais uma animada dinâmica, que só o espirito de trabalho em equipa e muita preserverança nos permitiram concluir.


E antes de terminar o encontro a Joana apresentou a Carta de Responsabilidades do Voluntário, esclarecendo algumas dúvidas.

A Missa, celebrada pelo Pe David Mieiro, no dia em que se celebrava o Cristo Rei, foi ainda enriquecida pela presença Pe Domigos, missionário Dehoniano em Angola e que aí recebeu os voluntários de Grupo Missão Angola.

 

O encontro terminou com um lanche e momento de convívio aproveitando a presença do Pe Domingos e a companhia do Pe Paulo Coelho.

Como não está marcado mais nenhum encontro de formação antes do final do ano, o grupo de Póvoa de Santa Iria convidou-nos para a festa de Natal da sua paróquia a realizar no dia 12 ao final do dia.

Mas antes disso, vemo-nos no próximo domingo, dia 30, na Ordenação Diaconal do Igor e do Jorge que terão lugar pelas 15.30 no Mosteiro dos Jerónimos.

Sem comentários:

Publicar um comentário