terça-feira, 17 de abril de 2012

ALVD Madeira

No passado dia 17 de fevereiro, no Colégio Missionário do Sagrado Coração de Jesus – Funchal, o núcleo ALVD – Madeira reuniu-se com o seu responsável nacional, pe. Adérito Barbosa. Aproveitámos assim a deslocação do pe. Adérito à ilha da Madeira para “(re)ligar” pontos de ação e reforçar a coesão entre os vários projetos da associação.

Após a resolução de vários assuntos práticos pendentes, foram apresentados ao pe. Adérito os membros da reformulada equipa de trabalho do núcleo da alvd – Madeira, bem como as diferentes tarefas / cargos de que cada um está incumbido. O pe. Juan teve ainda oportunidade de falar sobre as últimas atividades organizadas pela ALVD – Madeira em termos de angariação de fundos, divulgação da associação, formação de voluntários e respetivos projetos de intervenção. De realçar que, neste momento, os esforços deste núcleo regional estão concentrados na preparação dos dois voluntários que partem nos próximos meses para trabalhar no Centro Juvenil Padre Dehon – Alto Molócue / Moçambique durante um ano e na preparação do grupo que fará, em Agosto de 2012, uma experiência de um mês de voluntariado também no Alto Molócuè.


Por seu lado o pe. Adérito trouxe à mesa as novidades frescas do continente Africano de onde regressou recentemente. Novos projetos, novas possibilidades de intervenção e colaboração; viabilidades… Recebemos ainda alguns ecos relativos ao serviço prestado pelos últimos voluntários na Comunidade de Alto Molócuè. A partir daqui, é-nos possível refletir sobre os aspetos a melhorar no que toca a formação / preparação dos futuros voluntários, bem como no planeamento e enquadramento dos seus projetos de intervenção.

 No fim, balanço positivo ao trabalho que está a ser desenvolvido tanto na Madeira como em Moçambique, mas também, a consciência de que ainda muito há por fazer! O trabalho continua! Por cá continuaremos com empenho e dedicação!

Saudações da Madeira,
Elisa Freitas

Sem comentários:

Publicar um comentário