sexta-feira, 20 de abril de 2012

ALVD Madeira em Movimento

13 de Abril
Celebração de Envio
Na passada 6ªfeira, dia 13 de abril, realizou-se o envio de mais dois voluntários com destino à Missão Dehoniana de Alto Molócuè: o Rubén e a Halska. Formados na área da medicina e antropologia respetivamente, o casal ficará na missão por um período de aproximadamente 8 meses e procurará dar continuidade ao trabalho que tem vindo a ser desenvolvido pelos voluntários quer no Centro Juvenil de Alto Molócuè, quer nas comunidades católicas espalhadas pelo território deste Distrito.

Depois da missa de envio houve um jantar convívio. A noite terminou, como não podia deixar de ser, com uma típica poncha, acompanhada de muita animação e boa disposição.

Confiantes de que darão o melhor de si, acompanhamo-los na nossa oração com o sincero desejo que esta seja uma experiência muito proveitosa para eles, para a comunidade que os acolhe e para o povo de Alto Molócuè.

Até breve Rúben e Halska! Ou, em lomwé: Nnamukumana!

14 de Abril
Formação sobre a Espiritualidade Dehoniana e Espetáculo de Solidariedade
Para o grupo de 7 voluntários que se prepara para realizar a experiência de voluntariado missionário durante o mês de agosto deste ano, o dia começou pelas 10h da manhã na Casa do Povo da Camacha. Na parte da manhã, os assuntos foram de cariz mais prático, e andou-se sobretudo em volta do projeto de intervenção no Centro Juvenil de Alto Molócuè e da organização dos próximos eventos de angariação de fundos e divulgação da associação agendados.

Depois do almoço e, com um público mais alargado, o Pe. Roberto falou-nos da espiritualidade dehoniana – o Pe. Dehon, a Congregação e as Missões. Aproveitamos também para agradecer a sua disponibilidade, trabalho e testemunho de verdadeiro missionário.

Este sábado, recheado de atividade, não poderia ter terminado de melhor forma. Com vista à angariação de fundos, o grupo que se prepara para realizar a experiência de voluntariado em agosto, organizou no auditório da Casa do Povo da Camacha um espetáculo de variedades que contou com a colaboração gratuita de vários grupos, pessoas e instituições, num verdadeiro movimento solidário. O auditório tornou-se pequeno para os muitos que quiseram assistir e ajudar nesta causa. Estima-se que tenham assistido ao espetáculo cerca de 140 pessoas e que tenham sido vendidos cerca de 200 bilhetes. Não podemos deixar de agradecer a boa vontade e generosidade de todos os que, de alguma forma, deram a sua colaboração. 

15 abril No dia 15 de abril iniciou-se a ida às paróquias nas missas dominicais. Durante a missa os voluntários ou o pe. Juan, quando presente, dão testemunho e apresentam o projeto da associação e, no final, aqueles que assim entenderem dão a sua colaboração à associação através da aquisição artigos diversos da associação (canetas, t-shirts, marcadores, tijolos, postais, etc.)

 Apesar de toda a conjetura, a generosidade e sensibilidade das pessoas perante a nossa causa permanece inalterada e só nos podemos sentir gratos. A primeira igreja a ser visitada foi no funchal - Igreja do Colégio. Nos próximos fins-de-semana os voluntários passarão por diversas paróquias continuando este trabalho de divulgação.

Elisa

Sem comentários:

Publicar um comentário