Durante três dias, mais de 40 pessoas de Itália e Portugal (candidatos a voluntários e voluntários já com experiência em missão) estiveram a refletir sobre o voluntariado dehoniano. Tivemos algumas intervenções muito interessantes. O P. Manuel Barbosa apresentou-nos uma reflexão sobre o leigo missionário. Aqueles que já fizeram uma experiência de missão tiveram a oportunidade de partilhar experiências: origem da ALVD, pelo P. Luciano; a Formação de Voluntários”, pelo P. Juan; a Experiência com Leigos Voluntários Dehonianos em Missão Internacional, pelo P. Daniele Gaiola.
No que se refere às perspetivas de possíveis campos de ação, fomos ajudados pelo P. Marino e pelo P. Daniele acerca de Moçambique. Para Angola, tivemos o diácono David Mieiro e para a Guiné a Teresa Castro da Companhia Missionária.
Tivemos a presença do Superior Provincial na abertura do encontro e ainda o bispo de Lichinga, D. Élio Greselin durante todo o tempo do encontro.
Foi uma graça de Deus ter este bispo que acompanhou os trabalhos de todo o encontro, companhando-nos à igreja do Loreto no sábado à tarde e no domingo presidiu à eucaristia em Queijas, tendo sido bem acolhido pelo pároco, P. Alexandre.
Este encontro não seria bem organizado se eu não tivesse o apoio do núcleo duro de Lisboa da ALVD (Joana Padinha, Helena Calado, Milu, Paula, Linda e Celina).
Agradeço a todos esta experiência de internacionalidade do voluntariado.
Adérito Gomes Barbosa
Sem comentários:
Enviar um comentário