Depois do pequeno-almoço na Paróquia de S. Miguel fomos conduzidos pelo motorista do ESAM (Fernando) até ao nosso destino – Mecanhelas.
Chegados, fomos recebidos pelo Tito, um leigo Amarantino que vive há dezanove anos em Moçambique e que é responsável pelas construções da missão local.
O Tito levou-nos ao Centro de Saúde, onde a Natália fez o teste da malária (felizmente deu negativo) e foi medicada para a gripe. Entretanto aproveitamos para visitar as instalações do Centro de Saúde.
Almoçamos e enquanto a Natália ficou a descansar, fizemos o reconhecimento da cidade sempre guiados pelo irmão e conhecemos a Biblioteca local do ESAM e ficamos surpreendidos com a quase inexistência de manuais escolares. Nesta situação, concluímos que período pré-estabelecido para a nossa estadia em Mecanhelas era excessivo.
Quando chegamos aos quartos ficamos atónitos com as condições de higiene que encontramos, desde excrementos de rato no chão e no meio dos lençóis, baratas bem alimentadas e as nossas tão bem conhecidas e queridas osgas e aranhas (já são da família).
O grupo ficou um pouco triste e apesar de saber que estamos em África, temos consciência que a limpeza é essencial e não tem nada a ver com as limitações locais.
Em face do pouco trabalho que nos esperava e das condições existentes falamos com o Bispo D. Élio, assim como com o Padre Adérito e o Francis e foi decidido que no dia seguinte, após o almoço, regressaríamos a Cuamba.
Jantamos e dormimos que nem justos, apesar de bem acompanhados pelos nossos animais de estimação mas mais sossegados, porque deram-nos nova roupa para as camas.
Olá, pessoal!
ResponderEliminarDescobri através do Padre Simão que minha mãe
Maria de Fátima Jemusse está morando aí em Mecanhelas. Mas acabei perdendo contato. Gostaria que a procurassem para mim, para poder ir ao encontro dela. Desde a guerra colonial em 1974 que não a vejo.E o Padre Simão fez a gentileza de me mandar por e-mail a foto dela. Foi um momento muito emocionante para mim.
Meu nome:Marcelina
e-mail:mgbitten@gmail.com
Aguardo ansiosa o contato de vocês!!!!
Um abraço
Marcelina