Mostraram-nos as instalações e explicaram-nos o seu funcionamento: algumas crianças vão directamente ao centro onde lhes é feito um exame prévio e poderão ficar lá internadas ou serem encaminhadas para o hospital; outras são enviadas pelo hospital depois de serem avaliadas. Neste centro ficam internadas (acompanhadas pelas mamãs) durante o tempo necessário para a criança atingir o peso suficiente para regressarem a suas casas. Neste momento estão internadas quinze crianças e onze mamãs.
As carências são de vária ordem a começar pela falta de: colchões, cobertores e alimentação, mas mesmo assim o centro tem feito autênticos milagres, se não existisse muitas crianças teriam morrido.
O grupo ficou devastado, não há palavras que descrevam esta realidade e ficamos com muita vontade de ajudar e divulgar esta obra.
As 18:00h, fomos a Faculdade de Agricultura assistir a uma Eucaristia celebrada pelo Pe Lionel que se despedia como professor e Capelão ao fim de dois anos com destino a outra missão em Nampula.
A eucaristia foi uma festa de homenagem com cânticos de alegria, discursos de agradecimento, prendas e um lanche final no jardim.
Ficamos deslumbrados pela alegria deste povo que sabe dar valor à vida e à amizade apesar das provações por que passam.
A noite reunimos num café muito agradável e falamos sobre o que poderíamos fazer pela obra do Centro Nutricional e das emoções de um dia tão intenso. Telefonamos para o outro grupo para partilhar a experiência.
Sem comentários:
Enviar um comentário